56º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA PLÁSTICA

O maior congresso de Cirurgia Plástica do mundo aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, Distrito Federal, e reuniu quase 2.000 participantes de estudantes a especialistas. Foram mais de 100 horas de conteúdos ministrados por mais de 400 palestrantes nacionais e estrangeiros.

Um dos destaques desta edição do congresso foram as três cirurgias ao vivo realizadas diretamente do Hospital Daher, em Brasília (DF), e transmitidas para o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Mais de 1.000 pessoas lotaram a sala para acompanhar os convidados internacionais Patrick Tonnard, da Bélgica, Francisco Villegas, da Colômbia, e BarisÇakir, da Turquia, fazendo respectivamente os procedimentos de volumetria de face, uma técnica cirúrgica de rinoplastia preservadora e, por fim, a inovadora técnica de abdominoplastia transversa de T.U.L.U.A. Toda a atividade esteve sob a coordenação do centro cirúrgico pelo Dr. Cesar Daher. A interatividade foi uma marca dessa atividade, pois os participantes puderam fazer perguntas diretamente pelo app WhatsApp para os especialistas e moderadores que acompanharam os procedimentos in loco.

Outro destaque do congresso foram os cursos paralelos. Foram 22 cursos dos capítulos da SBCP e 3 cursos práticos, totalizando mais de 2.555 inscrições, considerando que um congressista pode participar de vários cursos. O Curso do Capítulo de Face foi o que teve o maior número de participantes com 504 inscritos.

Parte importante do evento é dedicada ao estímulo à produção científica. Atrações como Premiando a Criatividade e Inovação Cirúrgica, que premia dicas inéditas de médicos que colaborem com a inovação da prática cirúrgica; a Sessão de Entrega de Prêmios, que recebeu este ano mais de 500 trabalhos científicos para análise e seleção dos melhores para premiar e, por fim, a Copa dos Residentes, um quiz de perguntas e respostas entre médicos residentes dos serviços credenciados da SBCP, conferiram muito aprendizado e entrosamento entre os cirurgiões plásticos.

Na segunda noite do 56º Congresso Brasileiro, precedendo a Sessão Solene de Abertura, o convidado especial do congresso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, proferiu a conferência “Um Olhar sobre o Mundo e sobre o Brasil”, que, além de abordar a revolução tecnológica em que vivemos falou sobre democracia, mudanças climáticas e a evolução do Brasil nesses poucos mais de 500 anos.

Na sequência, a aguardada cerimônia de abertura com a entrega das homenagens àqueles que fizeram e ainda fazem a história da Cirurgia Plástica Brasileira. O ponto alto, no entanto, foi o momento de entrega simbólica da chave da SBCP ao presidente eleito para o biênio 2020/2021, Dênis Calazans Loma, pelo atual presidente Níveo Steffen. Em seu discurso de encerramento, trouxe os principais feitos da gestão, ressaltando os avanços e melhorias para a especialidade e a SBCP. “Deixo aqui minhas mais sinceras palavras de agradecimento a todos pela incrível experiência e fico com a sensação de dever cumprido. Assim como nas competições esportivas de revezamento, cada um dá o melhor de si para alcançarmos os melhores resultados. Portanto passo à próxima gestão o bastão com o pensamento de que ninguém faz absolutamente nada sozinho. Cumpri meu legado e dedicação sabendo que dei sempre o melhor de mim.”

Información facilitada por el Dr. Niveo Steffen, Presidente de la Sociedad Brasileña de Cirugía Plástica.

247-Brasil-Figura-1
Dr. Niveo Steffen durante Cerimonia de Abertura.
247-Brasil-Figura-2
Dr. Denis Calazans recebe a chave simbólica da SBCP do atual presidente Niveo Steffen

Copyright © 2012-2018 Sociedad Española de Cirugía Plástica, Reparadora y Estética (SECPRE) - Política de privacidad - Aviso legal - Política de cookies
La Revista, su Comité de Redacción y las Sociedades Científicas que la respaldan (FILACP y SECPRE) no avalan, recomiendan, garantizan o aprueban oficialmente ninguno de los productos o servicios anunciados.
Diseño y gestión: POI